Você sabia que os gatinhos têm, de forma freqüente, doenças do trato urinário?
O que é a obstrução uretral?
A obstrução uretral nada mais é, do que o bloqueio da passagem de urina. Esse bloqueio ou obstrução pode ser causado pelos chamados ‘plugs’. Esses ‘plugs’, por sua vez são um aglomerado de cristais, descamação de células da parede da bexiga e outros sedimentos (pequenas partículas) presentes na bexiga.Outra causa de obstrução são os cálculos, propriamente ditos, que são como ‘pedras’ pequenas que obstruem a uretra. Os cálculos são um aglomerado firme de cristais e outros componentes.
Como identificar?
Pacientes com doenças do trato urinário em geral podem apresentar: dor ao urinar, urina com sangue, urinar diversas vezes ao dia e em pequenas quantidades. No caso da obstrução eles podem parar de urinar de vez.
Fique atento, não urinar durante, mais de 24 horas é muito perigoso.
Tem tratamento?
Sim, nos casos de cálculos pode ser necessário cirurgia, em casos de cistite (inflamação da bexiga) o tratamento é clínico e para obstrução é um misto, pois envolve um procedimento de desobstrução que é feito com o paciente anestesiado e tratamento clínico após.Como prevenir?A hidratação do pet é muito importante para evitar problemas urinários, então estimular ingestão de água em gatinhos é fundamental. A dica é ter fonte de água, abusar de saches e até adicionar água nos alimentos úmidos. A alimentação natural e a biologicamente apropriada prometem ajudar nisso também!Além da hidratação é importante pensar no bem estar geral quando se fala em gatinhos, uma vez que os ‘plugs’ podem ser formados em decorrência de estresse desses pacientes. Então ter um gatinho saudável significa ter um gatinho feliz.
Uma dica é fazer um enriquecimento ambiental em casa, ou seja, melhorar o ambiente no qual o gatinho vive. Isso pode ser feito com brinquedos, fonte, sache, tocas e móveis altos para ele subir.Ah, e é um mito que sache tem muito sódio e pode fazer mal. Se seu gatinho é saudável ele pode comer sache a vontade.
Artigo feito em colaboração com Dra. Ynaê Silva | Medicina Animal Veterinária (@medicinaanimalveterinaria). Especialista em Cirurgia e Clinico Geral.