Quais são os riscos de diabetes em gatos?

Gatos 15 de Fevereiro de 2023
 

A diabete, tambem, está presente na vida dos felinos. Amplamente conhecida em humanos, a diabete é uma doença muito grave na vida dos gatos. O seu tratamento é contínuo e não tem cura. Desta forma, a melhor forma é a prevenção à doença. Dentre os principais riscos que podem desenvolver a diabete são:

 

1) Obesidade

 

Sabemos o quão importante é controlar a alimentação dos gatinhos. Desta forma, a obesidade é um grande risco para o aparecimento da diabete. O excesso de gordura no tecido adiposo pode provocar que célula fique resistente a insulina. Desta forma, as células ficam deficitárias em insulina o que provoca disfunções no organismo do pet. A obesidade, tambem, pode provocar problemas no pâncreas debilitando o organismo na produção de insulina.

 

2) Medicamentos ricos em esteroides

 

Apesar de alguns medicamentos com esteroides serem utilizados no tratamento de diversas doenças como a asma e algumas alergias. O uso contínuo desses medicamentos pode, ao longo dos anos, aumentar o risco de diabetes. Isso se deve ao aumento do nivel de cortisol produzido ao tomar certos remédios com esteroides. Um nível maior de cortisol pode gerar resistência a insulina o que aumenta o risco da diabete.

 

3) Alimentação e falta de exercícios físicos

Como já mencionamos a obesidade é um grande risco para o aparecimento de doenças como a diabete. No entanto, é importante ressaltar que a alimentação é muito importante para o funcionamento do organismo. Evite alimentos sem a validação de um profissional e busque marcas com qualidade comprovada. Aliado a alimentação, os exercícios físicos são fundamentais ao bom funcionamento do organismo. Dessa forma, manter o pet saudável evita o aparecimento de doenças como a diabetes.

     

Fique sempre atento e busque um médico veterinário caso observe algum sintoma ligado a diabete. Os sintomas mais comuns são:

- Perda de peso

- Apatia

- Dificuldade para pular ou atividades físicas

- Sede demasiada