Tosar ou não tosar o seu cão?
Cachorros
09 de Fevereiro de 2023
Essa é uma dúvida muito comum quando começa o verão ou quando as temperaturas sobem acima do normal. Raspar a pelagem da cão, no verão, especialmente se o cachorro tiver uma pelagem longa pode ser tentador. No entanto, tosar o seu cachorro geralmente não é uma boa ideia...
Isso pode não fazer muito sentido, afinal a camada de pelo serve para proteger do frio, não é mesmo? Para entender melhor sobre isso, devemos entender um pouco melhor sobre a camada de pelos dos nossos pets.
Entendendo a pelagem do seu cachorro:
Geralmente, existem dois tipos de pelagem, a simples e a pelagem dupla. A pelagem simples é formada por apenas uma camada de pelo. O pelo serve para se proteger da radiação UVA/UVB, de insetos e fungos.
Já a pelagem dupla, encontrada em raças como Samoiedas, Lulus e Huskies, tem duas camadas sendo a exterior, mais grossa, e um subpêlo, mais fina. A primeira camada em cães de pelagem dupla consiste em pelos grossos que mantêm o subpêlo seco e o protegem de picadas de insetos. O subpêlo é macio e denso. No inverno, retem o calor, e torna-se menos denso, no verão, para manter o corpo do cão fresco.
Porque não raspar o pelo do seu cachorro?
A pelagem de um cão é importante para mantê-lo fresco e confortável no verão. Raspar os pelos de cães de pelagem dupla, deixa o pet vulnerável a queimaduras solares, câncer de pele, picadas de insetos e até insolação. Ao raspar pode resultar em manchas e a pelagem pode não voltam a crescer! Tosar um cão de pelo único pode ser feito ocasionalmente, mas a camada de pelos não deve ser completamente raspada. Raspar completamente a pelagem pode expô-lo aos mesmos perigos que os cães com pelagem dupla sofrem.