Como saber se o meu gato está com dor?

Gatos 21 de Novembro de 2022

Todos sabemos que os felinos são seres especiais e, muitas vezes, temos dificuldades de interpretar algum sintoma que pode estar afetando a saúde deles. Dessa forma, é de extrema importância estarmos atentos a quaisquer mudanças no comportamento do felino.

Dessa forma, listamos alguns sinais que podem indicar que o seu pet está com alguma dor. A dor pode ter início agudo (recente) ou crônica, podendo ser classificada em leve, moderada ou intensa. Sendo a crônica, muitas vezes, mais difícil de identificar. Já que pode começar como um sintoma leve e piorar ao longo do tempo.

Dentre os sintomas que podem significar que o seu gato está com dor são:

 

1 - Falta de apetite. Se o seu pet demonstrar falta de apetite pode ser que algo está errado. A falta de apetite é um sintoma muito comum a diversas doenças. A dor pode estar relacionada ao trato bucal como dores nos dentes ou relacionada a dores em outros órgãos. Por esse motivo fique atento a falta de apetite ou mudança de hábito alimentar repentina.

2 - Dificuldade em executar atividades do dia a dia. O felino pode demonstrar dor através de mudanças de comportamento.  As principais mudanças podem estar relacionadas a atividades antes comuns, como evitar de pular, correr ou brincar. A partir de certa idade o felino pode demonstrar sintomas como a osteoartrite muito presente em gatos com idade avançadas.

3 - Distúrbios no sistema urinário. Doença muito comum presente na vida dos felinos são relacionadas ao trato urinário. A falta de hidratação, alimentação inadequada e genética são os principais fatores para o aparecimento dessas doenças. Dessa forma, fique atento a mudanças de cor da urina, hiper-hidratação, vontade excessiva de ir urinar ou até pupilas dilatadas.

4 - Notar partes sensíveis no corpo do animal. Se o seu gato se mostra sensível a alguma parte do corpo através de mordidas ou produz sons quando você toca alguma parte do corpo dele, isso pode ser um sintoma de dor. Evite tocar nessas partes e procure um médico veterinário para melhor avaliação.