Quais vacinas devo dar ao meu cachorro?

Cachorros 07 de Dezembro de 2022

Vocês sabiam que muitas doenças podem ser evitadas, se o seu pet tomar as vacinas necessárias desde filhote? Nesse artigo vamos listar as principais vacinas necessárias a uma vida longa e saudável do seu pet.

 

1) Vacina Polivalente (V10)

A vacina polivalente, também, chamada de V10 é fundamental para proteger o cão de diversas doenças que podem acometer as fases da vida do pet. Na composição da V10, o pet vai estar protegido de doenças infecto contagiosas e zoonoses. A vacina deve ser administrada a partir de 45 dias de vida, em 3 a 4 ciclos, com intervalos de 21 a 30 dias.

Ao ser vacinado com a V10 o pet terá imunidade contra 10 principais doenças:

  • Cinomose;

  • Parvovirose;

  • Coronavirose;

  • Hepatite Infecciosa Canina;

  • Adenovirose;

  • Parainfluenza Canina;

  • Leptospirose Canina.

2) Vacina Antirrábica

A Raiva é uma doença viral infecciosa letal para os animais não protegidos pela vacina. O vírus ataca o sistema nervoso do animal provocando sequelas ao cérebro. Por esse motivo sua vacinação após 3 meses de vida é fundamental.

 

3) Vacina contra Giárdia

A Giárdia é uma zoonose e quando não tratada corretamente pode resultar em sequelas ao animal. O parasita se aloja no intestino do cão e acomete diversos sintomas similares a de uma virose. Por ser altamente transmissível, deve se ficar atento caso o pet tenha contato com animais infectados.

 

4) Vacina contra Leishmaniose

A leishmaniose canina é uma doença causada por um parasita do gênero Leishmania. A transmissão ocorre através da picada da fêmea do mosquito-palha contaminada pelo protozoário. Por não existir ainda uma cura, a vacina contra leishmaniose é de extrema importância.

 

5) Vacina contra a gripe 

A gripe canina, se assemelha com a gripe humana. O seu principal agente causador é um vírus que causa doença respiratória que acomete os pulmões e todo o sistema respiratório do animal. Por se tratar de um vírus altamente transmissível, o animal não vacinado fica altamente suscetível ao contato com outros cães infectados.