Você já ouviu falar em cinomose canina?
Cachorros
26 de Outubro de 2022
O que é cinomose canina?
Também conhecida como CDV, Canine Distemper Virus, é uma doença viral que pode causar graves sequelas para os cães não vacinados. Por se tratar de um vírus, a doença é facilmente transmitida por cães contaminados aos cães saudáveis. A doença se torna mais grave em cães com o sistema imunológico debilitado ou em filhotes que ainda possuem o sistema em formação. Apesar de ser uma doença fatal, ela é facilmente evitada com a vacinação precoce através da V8, V10 ou V11. Ambas as vacinas protegem contra o vírus da cinomose. Por esse motivo a vacinação é essencial para que o pet se mantenha saudável.
Os sintomas da cinomose são variados, isso torna mais difícil o diagnóstico precoce da doença.
Dentre os sintomas mais comuns são:
-
Perda de apetite
-
Diarréia
-
Vômito
-
Febre
-
Convulsões
Por se tratar de um vírus, a doença pode se manifestar e afetar diversos órgãos como olhos, pele, sistema respiratório e digestivo. Em alguns casos podem se manifestar via secreções oculares, secreções nasais e tremores musculares. Em casos mais graves podem evoluir para crises de convulsões.
Tem tratamento?
A cinomose tem tratamento e pode ser curada via a administração de medicação contra o vírus e aos sintomas da doença. No entanto, as sequelas podem ser permanentes se não tratadas precocemente. Dessa forma, a prevenção é fundamental para evitar a doença.
Como prevenir?
-
Vacinação V8, V10 ou V11 (Principal forma de evitar a doença)
-
Evitar o contato com cães contaminados
-
Avaliação periódica por um médico veterinário
-
Atenção a qualquer sinal de sintomas mencionados